Quando o assunto é segurança, a Clear tem um guia completo pra você

Aprenda a identificar os golpes mais comuns e melhores práticas de segurança da informação.

Lembre-se dessas dicas de Segurança da Informação para o seu dia a dia!

Clique na informação da qual deseja saber mais

Fique

Atualizado!

Atenção aos

links

Como identificar

um site seguro

O que é um

antívirus?

Bloqueio do computador quando não estiver próximo a ele

Atualização do sistema operacional

Tenha uma

senha forte

Conheça os golpes mais comuns e saiba o que fazer para se proteger

Clique na informação da qual deseja saber mais

Golpe do

WhatsApp

Falsa Central de Atendimento via WhatsApp

Roubo de

Celular

Golpe Acesso

Remoto

Brinde

Falso

Clonagem do Chip (Sim Swap)

Ligação ou SMS do seu Banco

Phishing

Como Ativar a Geolocalização

Como Ativar

o Token

Fique atualizado!

Mantenha seu computador com todas as atualizações do sistema operacional e de segurança. Isso é extremamente importante para proteger você de vulnerabilidades e problemas de segurança. 

Recomendamos que ative as atualizações automáticas no seu computador através do seguinte fluxo: Clique no menu Iniciar Pesquise por "Configurações" e em seguida por "Windows Update" Clique em "Verificar se há atualizações"

Atenção nos links 

Fique atento! Golpistas podem usar mensagens de texto, mensagens de WhatsApp, redes sociais e e-mails, por exemplo, para enviar um link malicioso. Tenha cuidado redobrado se não conhece o remetente. Na dúvida, não clique!

 O que é um site seguro?

Um site seguro é aquele que protege as informações pessoais e financeiras dos usuários que o acessam - isso é possível através do uso de tecnologias de segurança.

Uma dica breve de como identificar um site seguro, é procurando um cadeado na barra do navegador, antes do site. Este cadeado garante que o site possui certificado e a conexão é segura. Assim, seus dados se mantêm protegidos!

O que é um antivírus?

A utilização de ferramentas de antivírus é fundamental para garantir a segurança do seu computador ou do seu dispositivo móvel. Essas ferramentas são responsáveis por identificar e remover programas maliciosos e vírus em geral, que podem comprometer a segurança do seu sistema e dos seus arquivos.

Em seu computador, você pode utilizar o antivírus nativo do sistema operacional Windows ou buscar outras opções no mercado. Já em seu dispositivo móvel, busque opções específicas para smartphones.

Não deixe de utilizar esse mecanismo importantíssimo de segurança!

Bloqueio do computador quando não estiver próximo a ele

Bloquear o computador quando não estiver perto dele é uma medida de segurança importante para proteger seus dados pessoais e informações confidenciais de acessos não autorizados. Essa prática é recomendada principalmente em ambientes de trabalho, onde outras pessoas podem ter acesso ao seu computador.

Ao bloqueá-lo, você impede que outras pessoas possam acessar suas informações sem a sua permissão. Isso é feito através de uma senha ou outro método de autenticação, que deve ser conhecido apenas por você.

Atualização do sistema operacional

A atualização do sistema operacional é uma prática importante para garantir a segurança e o desempenho do seu computador e dispositivo móveis como celular, tablet etc. As atualizações são disponibilizadas pelos fabricantes do sistema operacional e geralmente incluem correções de falhas de segurança, melhorias de desempenho e novos recursos.

Ao manter o sistema operacional atualizado, você garante que as falhas de segurança conhecidas sejam corrigidas, e isso evita que hackers e programas maliciosos explorem essas vulnerabilidades para acessar o seu sistema e roubar informações pessoais. 

Além disso, as atualizações podem melhorar a estabilidade e o desempenho do sistema, garantindo uma experiência melhor de uso. 

Tenha uma senha forte!

Algumas pessoas acreditam que uma senha forte é uma senha complexa e longa, entretanto esse tipo de senha acaba gerando o comportamento indevido de anotação da senha em locais de fácil acesso ou utilização em diversos sistemas. 


Como se proteger?

Crie senhas fortes com letras minúsculas, maiúsculas e caracteres especiais


Habitue-se a trocar senhas numéricas mais curtas, como as atualizadas e cartões, periodicamente


Para deixar sua senha numérica ainda mais segura, evite usar

Números de documentos, placas de carros ou de telefones;

Datas de aniversários;

Sequência numérica (ex: 12345)

A mesma senha de outros app;

A mesma senha para o login e para a sua assinatura eletrônica do App Clear

Top 10 dicas para se proteger contra os golpes

1

Ative o token

2

Ative a Geolocalização

3

Configure e ajuste a privacidade de suas redes sociais

4

Ative a "autenticação de dois fatores" do seu celular e do seu WhatsApp;

5

Cadastre senhas seguras e exclusivas em seus dispositivos;

6

Anote o código IMEI do celular num local seguro para bloqueio em casos de roubo, furto ou perda;

7

Habilite o rastreio do celular para conseguir apagar dados do aparelho e localizá-lo remotamente;

8

Altere a senha PIN do chip do seu celular e ative o bloqueio dele;

9

Não deixe senhas bancárias e de seu e-mail salvas no seu dispositivo;

10

Não deixe fotos de documentos salvas em seu e-mail e dispositivo.

Golpe do WhatsApp

Os golpistas conseguem o código de recuperação do aplicativo por meio de engenharia social e ativam o acesso à conta em outro aparelho, tendo acesso à sua lista telefônica e se passará por você para solicitar dinheiro aos seus contatos.

Como se proteger?

Habilite no WhatsApp a verificação em 2 etapas em Configurações > conta > verificação em duas etapas para definir uma senha

Ao receber um pedido de envio de dinheiro, confirme com a pessoa por ligação ou vídeochamada

Ajuste a privacidade da sua foto de perfil no WhatsApp, para que seja vista apenas por seus contatos salvos

Não compartilhe tokens, senhas e códigos de segurança em contatos via chat, WhatsApp e telefone

Pós-Golpe

Faça um Boletim de Ocorrência on-line ou presencialmente

Entre em contato com a nossa central de atendimento informando que desconhece o PIX/TED realizado.

Autoatendimento via WhatsApp: +55 11 4935-2720

Telefone: Capitais e regiões metropolitanas +55 11 4003-3710 l Demais localidades 0800-880-37101

Falsa Central de Atendimento

via WhatsApp

O fraudador entra em contato se passando pelo atendimento ao cliente e argumenta de que há alguma pendência de atualização cadastral. Na sequência, pede a confirmação ou atualização do número de telefone. Então é pedido ao cliente que seja informado o código de segurança que foi enviado via SMS e, a partir disso, o golpista consegue redefinir a senha.

Como se proteger?

Sempre confirme se o número de WhatsApp é verificado

Jamais passe informações ou códigos de segurança

Nós não solicitaremos atualização cadastral por WhatsApp. Acesse o app para atualizar seus dados com segurança.

Roubo de celular

Como se proteger?

Ative o bloqueio temporário da tela utilizando o tempo mínimo - exemplo, 30 segundos para bloquear a tela

Crie senhas longas e fortes que tenham números, letras e caracteres especiais

Tenha o código IMEI do seu aparelho anotado em algum lugar seguro. O IMEI é obrigatório para que a operadora consiga bloquear o aparelho roubado.

Desative a função “Preencher Senha" e verifique o status das “Recomendações de Segurança”

Em caso de perda ou roubo, entre em contato com banco(s) para bloquear cartões e operadora para bloquear o chip

Faça o Boletim de

Ocorrência – BO

Pós-Golpe

Faça um Boletim de Ocorrência on-line ou presencialmente

Bloqueie sua conta entrando em contato com a nossa central de atendimento ou acessando o portal www.corretora.clear.com.br

Troque a senha

do seu e-mail

Bloqueie o seu celular remotamente

Entre em contato com banco(s) para bloquear cartões e operadora para bloquear o chip

Autoatendimento via WhatsApp: +55 11 4935-2720

Telefone: Capitais e regiões metropolitanas +55 11 4003-3710 l Demais localidades 0800-880-37101

Golpe Acesso Remoto

O fraudador se passa por um funcionário da instituição financeira e argumenta com o cliente que foi encontrada uma vulnerabilidade na conta e que é necessário acessar o dispositivo remotamente para para verificá-lo.


Na sequência, o cliente é orientado a instalar um aplicativo de acesso remoto e, a partir deste momento, o fraudador irá acessar a conta do cliente e realizar transações.

Como se proteger?

A Clear nunca irá solicitar acesso remoto ao seu smartphone ou computador para realizar investigação ou configuração do aplicativo

Caso receba uma solicitação suspeita, entre em contato com a gente em nossos canais oficiais.

Pós-Golpe

Faça um Boletim de Ocorrência on-line ou presencialmente

Entre em contato com a nossa central de atendimento informando que recebeu uma solicitação suspeita

Autoatendimento via WhatsApp: +55 11 4935-2720

Telefone: Capitais e regiões metropolitanas +55 11 4003-3710 l Demais localidades 0800-880-37101 

 • Clientes no exterior +55 11 4935-2701 

SAC - Dúvidas, Reclamações e Orientações: 0800-772-0202

Brinde Falso

Fraudador se passa por empresa que oferece brinde e, em troca, pede foto de rosto e documentos. Com isso em mãos, fazem financiamentos e compras em nome da vítima.

Como se proteger?

Não compartilhe dados pessoais e bancários com desconhecidos, muito menos imagens

Confirme qualquer promoção e distribuição de brindes pelo canal oficial da empresa antes de qualquer contato com um possível representante. Se você não se inscreveu em nenhuma promoção, dificilmente irão te contatar.

Clonagem do Chip (Sim Swap)

O fraudador ativa o número do seu celular em outro chip, fazendo com que você perca o sinal do seu celular. Com isso, o criminoso pode ter acesso à e-mails, facilitando a entrada nas contas de aplicativos.

Como se proteger?

Habilite a verificação em duas etapas no WhatsApp, e-mail e redes sociais. Os códigos de recuperação geralmente chegam por SMS, facilitando o acesso do fraudador aos aplicativos.

Ative os códigos PIN e PUK do seu chip para criar uma última linha de defesa do chip

Caso seja possível, evite utilizar os códigos de recuperação por SMS.

Ligação ou SMS do seu banco

O fraudador entra em contato com a vítima se passando por um funcionário do banco informando que precisa confirmar uma transação, que sua conta foi fraudada ou está com algum problema e solicita dados pessoais e bancários, incluindo senhas, com a promessa de que solucionará o problema. Há casos também onde o fraudador pode enviar um SMS solicitando a confirmação de uma compra e pedindo para entrar em contato por um número de telefone iniciado por "0800". Neste contato, ele irá solicitar dados de segurança para conseguir aplicar o golpe e retirar recursos financeiros da sua conta. Também é possível que o fraudador consiga te ligar de um número oficial do banco, por uma tecnologia chamada Spoofing.

Como se proteger?

Não compartilhe códigos de segurança, tokens e senhas por contato telefônico

Confirme qualquer solicitação por canais oficiais das empresas antes de atendê-la

Não é uma prática dos bancos ligar para os clientes solicitando dados do cartão (número completo, código de segurança e data de validade), bem como dados de autenticação para realização de transferências financeiras.

Alguns exemplos

- Você recebeu uma ligação ou SMS sobre uma ativação de token que você não reconhece, solicitando contato em uma central de atendimento diferente dos canais oficiais da Clear.


- Você recebeu uma ligação ou mensagem sobre fraude na sua conta, solicitando dados pessoais, de acesso à conta ou do seu cartão para confirmação de fraude?


- Ou recebeu ligação, SMS ou e-mail solicitando a instalação de um aplicativo para verificação de segurança no seu celular?

Alerta de golpe

Central verdadeira

Número oficial do WhatsApp Clear: +55 11 4950-2195

Phishing

Fraudadores usam páginas falsas e promessas de ganhos fáceis e rápidos, geralmente financeiros para chamar a atenção. Ao clicar nos links e preencher formulários, seus dados são capturados e podem ser usados pelos fraudadores para abertura de contas falsas, contratação de crédito, entre outros serviços..

Como se proteger?

Troque senhas sempre que possível e evite utilizar a mesma senha em sites distintos


Verifique a origem das mensagens recebidas antes  de clicar, olhando o e-mail remetente 

Ao comprar online, verifique se o site é seguro e se o link está correto

Confirme qualquer solicitação por canais oficiais das empresas antes de atendê-la

Desconfie de promessas absurdas. Descontos grandes ou ganhos irreais não existem

Como ativar a geolocalização

A geolocalização é importante para entendermos onde você mais transaciona e considerar essa informação para análises de risco.

Quando o cliente já possui o app instalado:

No iOS:

1. Nas configurações do celular, clicar em ajustes; 

2. Em seguida, em APP Clear Corretora; 

3. Localização > Durante o uso do app. 

No Android:

1. No celular, clicar em configurações; 

2. Aplicativos > APP Clear Corretora;

3. Permissões > Ativar local.

Quando o cliente não tem o APP:

1. Instalar o APP Clear Corretora;  

2. Acessar com conta e senha > ativar o token; 

3. Em seguida o aplicativo vai perguntar se deseja compartilhar a localização;  

4. Colocar permitir e a ativação será feita.

Como ativar o token

O token é um segundo fator de autenticação que traz mais segurança durante sua interação no app e site da Clear.

1

Baixe o aplicativo Clear Corretora;

2

Abra o app e faça seu login. O aplicativo solicitará a ativação do token para prosseguir;

3

Confirme seu número de telefone; 

4

Insira o código de validação enviado por SMS. Caso esteja no exterior e está com um número do Brasil cadastrado, clique em “reenviar código” para recebe-lo por WhatsApp;

5

Pronto! Será solicitado uma ação do cliente em digitar o código somente em um acesso ao portal web.

6

Para utilizá-lo na web, clique na seção token no aplicativo. O número de validação será exibido. Só é possível obter o código do token no aplicativo Clear Corretora, pelo celular. 

Política de segurança cibernética

A política de segurança da informação visa garantir a proteção, a manutenção da privacidade, integridade, disponibilidade e confidencialidade das informações de sua propriedade e/ou sob sua guarda, além de prevenir, detectar e reduzir a vulnerabilidade a incidentes relacionados com o ambiente cibernético, definindo as regras que representam, em nível estratégico, os princípios fundamentais incorporados pelo Grupo para o alcance dos objetivos de segurança da informação.

Fica disponível em nosso site em

1. Acesse o link: https://corretora.clear.com.br/legislacao

2. Role até o final da página na seção "Como entregamos nossa visão de compliance e clique em Políticas Internas

3. Selecione a aba de Política de Segurança Cibernética

Política de Privacidade

A privacidade de suas informações é de grande importância para nós, e temos como política respeitar a confidencialidade da informação e a privacidade das pessoas.


Fica disponível no botão abaixo:

https://corretora.clear.com.br/documentos/politica-de-privacidade/

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